Foto: Acervo SOS Oceano

Quem Somos

O oceano cobre mais de 70% da superfície da Terra, abriga 80% de toda a vida no planeta e fornece alimento para mais de 3 bilhões de pessoas. É também responsável por absorver cerca de 30% das emissões globais de CO₂ e produzir mais da metade do oxigênio que respiramos. Além de regular o clima, os mares são essenciais, ainda, para a economia global.

Apesar dessa importância vital, a proteção marinha ainda é insuficiente. Hoje, apenas 8,2% do oceano global está protegido por alguma categoria de Área Marinha Protegida. No Brasil, o desafio é igualmente urgente: apenas cerca de 27% da Zona Econômica Exclusiva está sob alguma forma de proteção legal, e menos de 3% conta com proteção integral. Vulneráveis, grande parte dos ecossistemas marinhos e costeiros está ameaçada pela pesca predatória, poluição e pelos efeitos da crise climática. 

Para enfrentar esses desafios e propor soluções concretas, a SOS Oceano nasceu em 2023. Hoje, a aliança reúne 16 organizações brasileiras e internacionais unidas pela ampliação e fortalecimento de Áreas Marinhas Protegidas por acreditarem na conservação como caminho para garantir um futuro mais saudável para todos.

Nossa Missão

Promover e fortalecer os processos de criação, implementação, gestão e proteção de Áreas Marinhas Protegidas para garantir maior conservação do oceano e sua sociobiodiversidade.

Nossa Visão

Ter o sistema de Áreas Marinhas Protegidas bem conectado, com representatividade de habitats, com governança equitativa e manejadas de forma eficaz.

O QUE FAZEMOS

A SOS Oceano atua para proteger e restaurar a vida marinha, fortalecendo Áreas Marinhas Protegidas e conectando ciência, sociedade e políticas públicas. Juntos, trabalhamos para garantir um futuro azul — onde o oceano, e toda a vida que dele depende, possam prosperar.

Quem faz parte

Conheça as organizações que integram a SOS Oceano e que estão comprometidas com a criação, ampliação e fortalecimento das Áreas Marinhas Protegidas, formando uma aliança inédita e sem precedentes pela conservação marinha brasileira.

NOSSOS COMPROMISSOS

Até 2030, nos comprometemos a:

Proteger 30% da Zona Econômica Exclusiva do Brasil.

Garantir 10% de Proteção Integral em ambientes costeiros.

Representar habitats de grande relevância biológica no sistema de Áreas Marinhas Protegidas.

Implementar gestão eficaz, participativa e equitativa das Áreas Marinhas Protegidas.

Ampliar o apoio público e político à conservação marinha.

Assegurar a sustentabilidade financeira da SOS Oceano e das áreas protegidas.

SEM AZUL,
NÃO HÁ VERDE

Sem oceano, não há vida — ASSINE AGORA A CAMPANHA defenda o azul que mantém o planeta vivo.